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Prática 5 - Morfologia externa das Plantas



                De acordo com a história evolutiva dos vegetais, as folhas surgiram para otimizar a captura de luz e CO2, aumentando assim, a eficiência fotossintética dos vegetais. Elas são expansões laterais e laminares do caule, possuem simetria bilateral e crescimento limitado. Podem se simples, compostas  ou recompostas. É principalmente nas folhas que ocorrem importante funções metabólicas, como o processo de fotossíntese, respiração e transpiração. Quanto às nervuras as folhar podem ser: uninérveas (com uma única nervura), paralelinérveas (com nervura secundária paralela à principal), peninérveas (com nervuras secundárias ao longo da principal), palminérveas (com nervuras que saem do mesmo ponto e divergem em várias direções) e curvinéveas (com nervuras secundárias curvas em relação à principal).
              
          As folhas são formadas pelas seguintes partes:
1.       Limbo: parte laminar e bilateral;
2.       Pecíolo: haste sustentatória do limbo;
3.       Bainha: parte basilar e alargada da folha que abraça o caule;
4.     Estípulas: apêndices geralmente laminares e em numero de dois, que se formam de cada lado da base foliar.




MATERIAIS UTILIZADOS:

·         Folhas de diversas espécies vegetais;
·         Lápiz de cera;
·         Folhas de papel ofício.

PROCEDIMENTOS

1.       Colocar sobre a bancada diferentes tipos de ramos foliares;
2.       Formar grupos de três alunos;
3.     Desenhar o material posto sobre a bancada, identificando no desenho se as folhas são simples, compostas ou recompostas;
4.       Determinar no desenho as partes que compões a folha;
5.  Classificar as folhas segundo suas nervuras. Para isso, fazer uma impressão da folha, utilizando lápis de cera e papel. As nervuras serão destacadas na impressão o que facilitará a classificação.

TÓPICOS PARA DISCUSSÃO

1.       Todas as folhas possuem laminas? Por quê?
2.       Por que as folhas são mais atacadas pelos insetos do que os caules e as raízes?


               Professores, vocês poderão utilizar esta prática com o propósito de  observar, diferenciar e ilustrar folhar de diferentes espécies vegetais, indicando as estruturas que as distinguem. * Para organização desta atividade os alunos devem possuir conhecimento sobre os órgãos que formam a planta e sobre folha.

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