De
acordo com a história evolutiva dos vegetais, as folhas surgiram para otimizar
a captura de luz e CO2, aumentando assim, a eficiência fotossintética dos
vegetais. Elas são expansões laterais e laminares do caule, possuem simetria
bilateral e crescimento limitado. Podem se simples, compostas ou recompostas. É principalmente nas folhas
que ocorrem importante funções metabólicas, como o processo de fotossíntese, respiração e transpiração. Quanto às nervuras as folhar podem ser: uninérveas
(com uma única nervura), paralelinérveas (com nervura secundária paralela à principal),
peninérveas (com nervuras secundárias ao longo da principal), palminérveas (com
nervuras que saem do mesmo ponto e divergem em várias direções) e curvinéveas
(com nervuras secundárias curvas em relação à principal).
As
folhas são formadas pelas seguintes partes:
1.
Limbo: parte laminar e bilateral;
2.
Pecíolo: haste sustentatória do limbo;
3.
Bainha: parte basilar e alargada da folha que
abraça o caule;
4. Estípulas: apêndices geralmente laminares e em
numero de dois, que se formam de cada lado da base foliar.
MATERIAIS UTILIZADOS:
·
Folhas de diversas espécies vegetais;
·
Lápiz de cera;
·
Folhas de papel ofício.
PROCEDIMENTOS
1.
Colocar sobre a bancada diferentes tipos de
ramos foliares;
2.
Formar grupos de três alunos;
3. Desenhar o material posto sobre a bancada,
identificando no desenho se as folhas são simples, compostas ou recompostas;
4.
Determinar no desenho as partes que compões a
folha;
5. Classificar as folhas segundo suas nervuras.
Para isso, fazer uma impressão da folha, utilizando lápis de cera e papel. As
nervuras serão destacadas na impressão o que facilitará a classificação.
TÓPICOS PARA DISCUSSÃO
1.
Todas as folhas possuem laminas? Por quê?
2.
Por que as folhas são mais atacadas pelos
insetos do que os caules e as raízes?
Professores, vocês poderão utilizar esta prática com o propósito de observar, diferenciar e ilustrar folhar de diferentes espécies vegetais, indicando as estruturas que as distinguem. * Para organização desta atividade os alunos devem possuir conhecimento sobre os órgãos que formam a planta e sobre folha.
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