O fruto é o ovário desenvolvido da planta com as sementes formadas após a polinização seguida da fecundação. A finalidade biológica do fruto é ser um envoltório protetor para a semente e assegurar a propagação e perpetuação da espécie. Os frutos evoluíram para a dispersão, esta disseminação, assim como a polinização, foi fundamental para a radiação evolutiva das angiospermas. Há uma variedade de mecanismos de dispersão, esses diferentes mecanismos representam a história das relações entre os frutos e seus agentes dispersores.
Os frutos são constituídos pelo pericarpo (parede do fruto) e pela
semente. Quanto à consistência, os frutos podem ser secos (com pericarpo não
suculento) e carnosos (com pericarpo suculento). O pericarpo é formado pelo:
1. Epicarpo: camada mais externa
proveniente da epiderme externa da parede ovariana;
2. Mesocarpo: camada intermediária que
fica entre o epicarpo e o endocarpo. Nos frutos carnosos pode ser espessa,
podendo ou não acumular reservas, em geral é a parte comestível do fruto;
3. Endocarpo: camada mais interna
proveniente da epiderme interna da parede ovariana que se acha em contato com
as sementes, podendo ser a parte comestível (como na laranja).
Os
pseudofrutos são formados por outras partes florais, que não o ovário. Entre
elas, o pedicelo (caju) ou o receptáculo (maçã e pera).
MATERIAIS
Frutos de diversos tipos
(laranja, limão, mamão, manga, abacate, tomate e coco);
Palitos azuis, verdes e vermelhos.
PROCEDIMENTOS:
1. Abrir o fruto em duas partes iguais;
2. Indicar com o palito azul o epicarpo;
3. Indicar com o palito verde o mesocarpo;
4. Indicar com o palito vermelho o
endocarpo.
TÓPICOS
PARA DISCUSSÃO:
1.
Diferencie e exemplifique frutos secos e carnosos.
2. Qual a
vantagem ecológica dos frutos carnosos ?
Professores, nessa
prática os alunos poderão Observar, desenhar e indicar as camadas que
constituem os frutos.* Para realização desta atividade os alunos devem possuir
conhecimento prévio sobre morfologia vegetal.
1 comentários:
Olá grupo 3,
está faltando colocar essa postagem e a prática 10, no marcador de práticas.
Parabéns pelo blog, mas por favor coloquem em todas as práticas, algumas dicas de como o professor pode ensinar essas atividades; e isso vai além de colocar "TÓPICOS PARA DISCUSSÃO".
Tentem contextualizar as práticas.
Abraços,
#monitoraPLEC
*--*
Postar um comentário