Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS

Prática 9: Morfologia Externa das Plantas – Frutos


             
 O fruto é o ovário desenvolvido da planta com as sementes formadas após a polinização seguida da fecundação. A finalidade biológica do fruto é ser um envoltório protetor para a semente e assegurar a propagação e perpetuação da espécie. Os frutos evoluíram para a dispersão, esta disseminação, assim como a polinização, foi fundamental para a radiação evolutiva das angiospermas. Há uma variedade de mecanismos de dispersão, esses diferentes mecanismos representam a história das relações entre os frutos e seus agentes dispersores.

               Os frutos são constituídos pelo pericarpo (parede do fruto) e pela semente. Quanto à consistência, os frutos podem ser secos (com pericarpo não suculento) e carnosos (com pericarpo suculento). O pericarpo é formado pelo:
1.      Epicarpo: camada mais externa proveniente da epiderme externa da parede ovariana;
2.     Mesocarpo: camada intermediária que fica entre o epicarpo e o endocarpo. Nos frutos carnosos pode ser espessa, podendo ou não acumular reservas, em geral é a parte comestível do fruto;
3.     Endocarpo: camada mais interna proveniente da epiderme interna da parede ovariana que se acha em contato com as sementes, podendo ser a parte comestível (como na laranja).
Os pseudofrutos são formados por outras partes florais, que não o ovário. Entre elas, o pedicelo (caju) ou o receptáculo (maçã e pera).


MATERIAIS

               Frutos de diversos tipos (laranja, limão, mamão, manga, abacate, tomate e coco);

               Palitos azuis, verdes e vermelhos.

PROCEDIMENTOS:

1.    Abrir o fruto em duas partes iguais;
2.    Indicar com o palito azul o epicarpo;
3.    Indicar com o palito verde o mesocarpo;
4.    Indicar com o palito vermelho o endocarpo.

TÓPICOS PARA DISCUSSÃO:

               1. Diferencie e exemplifique frutos secos e carnosos.
               2. Qual a vantagem ecológica dos frutos carnosos ?
              
Professores, nessa prática os alunos poderão  Observar, desenhar e indicar as camadas que constituem os frutos.*  Para realização desta atividade os alunos devem possuir conhecimento prévio sobre morfologia vegetal.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Mylle Matias disse...

Olá grupo 3,

está faltando colocar essa postagem e a prática 10, no marcador de práticas.

Parabéns pelo blog, mas por favor coloquem em todas as práticas, algumas dicas de como o professor pode ensinar essas atividades; e isso vai além de colocar "TÓPICOS PARA DISCUSSÃO".
Tentem contextualizar as práticas.

Abraços,

#monitoraPLEC

*--*

Postar um comentário