Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS

Prática 10: Fazendo um fóssil

Fósseis são vestígios de animais e plantas que viveram na Terra. Eles podem ser dentes, ossos, pegadas e até excremento de bichos, além de folhas ou caules de vegetais, entre muitas outras possibilidades. Desde pequeno, Charles Darwin demostrou interesse por fósseis. Durante a viagem no Beagle, o naturalista inglês também teve a chance de coletá-los em diferentes partes do mundo. Aliado à observação de organismos vivos, isso auxiliou Darwin a formular a teorias de que os animais e as plantas do planeta se modificam ao longo do tempo, dando origem a novas espécies. Embora não seja possível ver as grandes mudanças da evolução acontecendo, pois elas ocorrem lentamente, é possível encontrar pistas de como ela se dá. Uma das pistas é o fóssil. Afinal, ele permite a comparação entre os seres vivos do passado e os atuais.


MATERIAIS

·      Jornal;
·      Um pouco de cimento (para fazer dois fósseis, meio quilo é o suficiente);
·      Água;
·      Luvas descartáveis;
·      Copos descartáveis;
·      Uma tesoura;
·      Plantas.


PROCEDIMENTOS:

1.    Forre o chão ou uma mesa com o jornal, coloque as luvas para proteger as mãos.

2.  Encha um copo descartável com cimento até a metade. Vá acrescentando a água até a mistura ficar com uma consistência pastosa.

3. Coloque um pouco da massa dentro do copo descartável (ou outro recipiente, de preferência plástico para facilitar quando for retirar).

4.  A seguir, ponha a folha escolhida sobre a massa e, por fim, acrescente mais um pouco de cimento misturado com água para cobrir a folha. Deixe secar por uma semana.

TÓPICOS PARA DISCUSSÃO:

               1. Conceito de fóssil e evolução.
               2. Qual a relação entre fóssil e evolução.

Professores, essa prática tem como objetivo produzir um fóssil, estudando as principais características de formação.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário